18 receitas de ensopado de carne para se entupir de tanto comer

O ensopado de carne é um prato conhecido na culinária brasileira e que está no dia a dia de muitas pessoas. Suas versões podem ser feitas com carne bovina, de frango e até com frutos do mar. Os caldos geralmente levam molho de tomate, vinho ou derivados de leite.


As receitas também contam com uma infinidade de ingredientes diferentes para acompanhar as carnes. Entre esse ingredientes, estão legumes, como batata e cenoura, cogumelos e embutidos. É um preparo versátil e que agrada fácil tanto pelo sabor quanto pela textura molhadinha deliciosa!


Confira uma seleção de receitas de ensopado de carne que farão sucesso na sua mesa:


Receitas de ensopado de carne para o dia a dia


Foto: Reprodução / NA MINHA PANELA


1. Ensopado de carne e legumes: essa receita traz um ensopado de carne que leva batata, chuchu, cenoura e pimentão como acompanhamentos. O tempero, que tem um sabor marcante, é feito com pimenta moída na hora, sal e pimenta calabresa. O preparo é rápido, pois consistem em reunir os ingredientes na panela de pressão e deixá-los cozinhar. É uma opção do prato que vai te deixar com água na boca!


2. Ensopado de carne com mandioca e alho-poró: essa opção deliciosa de ensopado é feita com coxão mole, mandioca, cenoura, tomate, alho-poró e pimentão vermelho. O gengibre, o coentro e o açafrão, utilizados no tempero, dão um toque especial e saboroso ao prato. Os ingredientes são reunidos em uma panela de pressão e a sugestão é servir acompanhado de arroz ou pão.


3. Ensopado de carne com abóbora: aqui, o ensopado é preparado com alcatra, molho de tomate e abóbora. Os ingredientes são levados para a panela e temperados com cebola, manteiga, sal, alho, pimenta e salsa picada. O resultado é um prato com textura inconfundível e que funciona para servir naqueles dias mais fresquinhos!


4. Ensopado de carne moída com linguiça e legumes: os ingredientes que compõem essa versão do ensopado são carne moída, linguiça, abóbora, batata, cenoura, tomates pelados e pimentão. A combinação do azeite com o vinho branco utilizada para temperar o preparo é irresistível e deixa um sabor delicioso. Depois de combinar os ingredientes todos em uma panela e cozinhar, a dica é finalizar com cebolinha picada. É uma opção bem completa do prato e que vai te surpreender pelo gostinho marcante!


5. Ensopado de carne com aipim: essa receita de ensopado traz o extrato de tomate, a mandioca e o tomate picado para acompanhar a carne. O tempero saboroso do preparo é feito com vinho tinto, molho inglês, pimenta moída, manteiga, alho, sal e cebola. O resultado é um prato delicioso e prático, que pode ser servido em uma ocasião especial!


6. Ensopado de carne com batata e pimentões: esse ensopado conta com um sabor que lembra as terras italianas e é feito com alcatra, pimentão vermelho, batata e pimentão amarelo. Para fazer o caldinho delicioso, são utilizados ingredientes como o leite, azeite, sal e pimenta. A cebola dá um gosto marcante ao preparo e essa receita é uma opção nutritiva, que fará sucesso na sua mesa!


7. Ensopado de músculo com legumes: essa receita de ensopado traz o músculo como ingrediente diferencial do prato. A carne é acompanhada por molho de tomate, cenoura e batata. O tempero do preparo leva sal, cebola e alho. Os ingredientes são cozidos na panela de pressão com azeite e essa é uma versão de ensopado de carne que precisa entrar para o seu cardápio culinário!


8. Ensopado de carne com pirão: o acompanhamento da carne, nessa receita de ensopado, é o pirão, preparado com farinha de mandioca, banana da terra, batata, cenoura, chuchu, abóbora, extrato de tomate e batata doce. Para deixar a opção ainda mais completa, também são adicionados à receita repolho, pimentão e quiabo. O tempero leva colorau, sal, cebola e alho. É uma versão do prato ideal para os dias frios e pode ser acompanhada de arroz.


9. Ensopado de frango: essa opção de ensopado traz o frango como ingrediente principal da receita. O preparo é feito na panela com a carne, tomate pelado, alho poró, mostarda dijon, cebola, suco de limão, folhas de louro, azeite, manteiga e alho. O resultado é uma verdadeira explosão de sabores, além de ser uma versão prática e gostosa!


Receitas especiais de ensopado de carne


Foto: Reprodução / COZINHA A DOIS


10. Ensopado de carne moída com pinhão: quem gosta de pinhão vai se encantar com essa receita de ensopado que combina a semente com a carne moída. Para compor a receita, são utilizados, além dos ingredientes citados, patinho, cebola, bacon, cenoura, pimenta-dedo-de-moça, alho e linguiça calabresa. A sugestão é servir com bananas cortadas, que harmonizam bem com o sabor marcante do prato!


11. Ensopado de carne com cogumelos: essa receita de ensopado traz o filé mignon acompanhado por toucinho picado, cogumelos frescos e cenoura. A textura molhadinha do preparo se dá a partir da mistura do caldo de legumes caseiro com extrato de tomate e o uso do cravo, do vinho tinto e do alecrim dá um sabor especial ao prato. É uma opção que funciona bem para um jantar a dois e vai te deixar salivando!


12. Ensopado de carne com cerveja: esse ensopado de carne vai fazer você se sentir na Irlanda, já que o ingrediente diferencial dessa receita é uma cerveja tradicional de lá. O preparo é feito com alcatra, cerveja Guinness, molho inglês, passata de tomate, farinha de trigo, batata, cenoura, alho, cebola e cominho em pó. A salsinha desidratada dá um toque saboroso ao prato, deixando qualquer um com água na boca!


13. Ensopado de carne de boi típico da Hungria: essa receita de ensopado é típica da Hungria e conta com ingredientes deliciosos. São utilizados para compor o prato, bacon, carne, pimentão verde, creme de leite, azeite, vinho tinto, páprica, cebola, sal e pimenta. O preparo é feito na panela de pressão e o molho que resulta dele é delicioso. É uma opção que você precisa experimentar por ter um sabor gostoso e textura marcante!


14. Ensopado de carne ao vinho tinto: aqui, o ensopado de carne é feito com músculo bovino, tomate seco, azeitonas pretas e tomate batido. O molho do preparo leva vinho tinto, mel, farinha de trigo e azeite. O tempero fica por conta do alecrim, do manjericão, do sal, do alho e da cebola. A dica é servir com um arroz de abacaxi e essa é a versão ideal para aquele jantar especial em família!


15. Ensopado de carne com batata bolinha e páprica: essa receita traz o ensopado de carne feito com linguiça calabresa, batata bolinha, cenoura, farinha de trigo, cebola, pápricas doce e picante, alho e pimentão. Para temperar, são utilizados sal e azeite. O preparo pode ser servido com arroz ou massa e funciona bem para um almoço que precisa ser mais elaborado e gostoso!


16. Ensopado de carne com cerveja e grão de bico: aqui, o ensopado é feito com uma carne chamada brisket, que funciona bem para longos cozimentos. O preparo ainda conta com grão de bico, cerveja IPA, cenoura, mel, suco de limão, sal, canela, pimenta calabresa e gengibre em pó. A finalização fica por conta da salsinha picada e o prato pode ser servido com arroz ou purê, além de combinar bem com um bom vinho!


17. Ensopado de carne de porco com páprica: essa versão de ensopado traz o mignon de porco como ingrediente principal. A carne é acompanhada por tomate, páprica, cebola, manteiga, sal e pimenta-do-reino. O vinho branco dá um toque especial ao preparo e a finalização do prato é feita com salsinha picada.


18. Ensopado de caranguejo com leite de coco: essa receita de ensopado vai trazer os sabores do mar para a sua cozinha. O preparo do prato é feito com carne de caranguejo, cebola, açafrão, molho de tomate, leite de coco, alho, requeijão, salsa e coentro. É uma versão deliciosa e que agrada pelo sabor marcante!


Essas receitas mostram o quanto o ensopado de carne é um prato versátil e que conta com combinações bem equilibradas, além de deliciosas. Os preparos resultam em versões gostosas e que precisam estar no seu cardápio culinário. Experimente!


O post 18 receitas de ensopado de carne para se entupir de tanto comer apareceu primeiro em Receiteria.

Comentários