21 receitas com jabuticaba que vão mudar seus conceitos culinários

A jabuticaba é originária aqui do Brasil, típica da Mata Atlântica. Sua polpa é doce e seu caroço é azedo, por isso, muita gente adora o seu sabor!


Seu nome vem do tupi e pode significar gordura de jabuti ou fruta em botão. Além disso, seu consumo gera diversos benefícios ao organismo, pois possui uma grande quantidade de vitaminas, minerais e muito mais!


Como a jabuticaba é muito delicada, não é encontrada facilmente nos mercados, mas em período de colheita, está presente em abundância nas jabuticabeiras.


Com um gostinho único, essa fruta pode ser usada no preparo de variadas bebidas e doces. Se você quer conhecer algumas opções para testar em casa, confira a lista abaixo:


Bebidas com jabuticaba


Reprodução / Tempero Alternativo


1. Caipirinha de jabuticaba: essa é uma receita de caipirinha básica, mas que troca o limão pela jabuticaba. Sendo assim, para preparar essa bebida em casa, você vai precisar apenas da fruta, cachaça, açúcar e gelo. Essa é uma ótima alternativa para quem quer sair da rotina com uma bebida diferente, mas sem ter muito trabalho na cozinha.


2. Licor de jabuticaba: para fazer um licor de jabuticaba em casa, você vai precisar apenas da fruta, de cachaça, açúcar e um pedaço de carvão. Essa é uma bebida com um sabor bem marcante, por isso, é ideal para ser tomada apenas de golinhos.


3. Shrub de jabuticaba: já ouviu falar em shrub? Essa é uma bebida feita com uma fruta em conserva de vinagre. A descrição pode até soar estranha, mas é uma excelente escolha para quem procura um drink com um sabor superdiferente!


4. Suco detox de jabuticaba: que tal preparar um suco desintoxicante que elimina os radicais livres? Essa é a proposta desta receita, que combina jabuticaba, amora, água de coco, agave e capim-santo. É uma ótima pedida para começar o dia ou para consumir em um lanche da tarde entre as refeições principais.


5. Frapê de jabuticaba: se você gosta de uma bebida bem cremosa e docinha, essa receita pode ser uma excelente escolha. A combinação leva leite condensado, leite em temperatura ambiente e congelado e jabuticaba. Mesmo com uma lista de ingredientes pequena e simples, você pode se surpreender com o resultado final.


6. Smoothie de morango e jabuticaba: o smoothie é uma opção de bebida ideal para os dias de calor, isso porque ele é cremoso e ao mesmo tempo refrescante. Para testar a receita em casa, você vai precisar de jabuticaba, morango, água e gelo. Essa é uma versão saudável, então, pode incluir na dieta sem medo!


Doces gelados com jabuticaba


Reprodução / Tempero Alternativo


7. Mousse de jabuticaba: essa é uma receita que não leva ingredientes de origem animal, por isso, está liberada para os veganos e para os intolerantes à lactose, ou seja ainda é uma opção de sobremesa saudável para o seu dia. Para testar o doce em casa, você vai precisar de leite de coco, amido de milho, açúcar demerara, de preferência, e água. O resultado é leve, refrescante e ao mesmo tempo muito saboroso.


8. Sorvete de jabuticaba: essa é uma receita de sorvete feito com uma combinação de fruta e gelatina, mas leite e emulsificante também entram em cena para deixar a textura bem cremosa. O trabalho não é complicado e o resultado é ótimo para os dias quentes.


9. Sorvete de iogurte e jabuticaba: para testar essa receita em casa, você só vai precisar de iogurte, suco de jabuticaba e uma quantidade de açúcar. Para uma versão mais natural, você ainda pode conferir como fazer um iogurte caseiro.


10. Raspadinha de jabuticaba: a raspadinha é um excelente doce para os dias quentes de verão, não é mesmo? Aqui, a sugestão é incrementar o gelo com dois xaropes diferentes: de manga e de jabuticaba. Além disso, utilize lâminas de manga e folhas de hortelã para uma apresentação mais bonita e um toque extra de sabor.


11. Manjar com calda de jabuticaba: nessa receita, você aprende a fazer um manjar branco que é coberto por uma calda de jabuticaba caseira. É uma sobremesa simples de ser feita, mas que pode surpreender o paladar de quem experimentar.


12. Mousse de chocolate e jabuticaba: que tal preparar uma mousse que tem duas camadas diferentes? A primeira conta com o gostinho do chocolate, já a segunda, leva o sabor da jabuticaba. Essa pode até parecer uma combinação ousada, mas se você gosta de inovar na cozinha, não pode deixar de testar em casa!


13. Picolé com geleia de jabuticaba: já pensou em fazer um picolé caseiro supersaboroso? É o que você aprende nessa receita, que combina iogurte natural com geleia de jabuticaba. O preparo é simples e ainda rende uma sobremesa bem refrescante.


14. Geleia de jabuticaba: fazer geleia é um processo que requer poucos ingredientes e que conta com um passo a passo simples, porém, um pouco demorado. Então, se você resolver testar essa receita em casa, saiba que vai precisar apenas da fruta e de açúcar, além de um tempinho no fogão.


Doces variados com jabuticaba


Reprodução / sem medida


15. Compota de jabuticaba: se você gosta de evitar o desperdício, pode ficar encantado com essa receita. Aqui, a compota é feita usando a casca da fruta. Além disso, ela é versátil, pois pode ser usada para incrementar o sabor das suas sobremesas e até mesmo de carnes, para os mais ousados!


16. Bolo de jabuticaba: se você gosta de bolos com um leve sabor azedinho, essa pode ser a receita ideal para ser testada na sua cozinha. O gostinho é exótico e o passo a passo é simples. Além disso, a textura fica supermacia!


17. Bolo de jabuticaba fitness: se você gosta de manter uma alimentação equilibrada, mas sem deixar de lado os prazeres gastronômicos da vida, essa é uma receita que você deve conhecer. A fruta é cheia de benefícios e, usando os ingredientes certos, você pode ter uma sobremesa gostosa e ao mesmo tempo saudável.


18. Brigadeiro de jabuticaba: quer testar uma receita de brigadeiro bem diferente? Aqui, uma geleia de chocolate branco é combinada com cachaça e jabuticaba! O resultado é uma combinação de sabores que foge do comum e pode surpreender quem experimentar.


19. Financier de castanha e jabuticaba: já pensou em preparar uma sobremesa francesa com ingredientes brasileiros? Essa é a proposta desta receita: um bolinho que tem como base a farinha de castanha-de-caju e ainda leva manteiga, claras, farinha de trigo, açúcar a jabuticaba.


20. Macaron de jabuticaba: o macaron é outro doce francês, mas esse é superfamoso ao redor do mundo. Sua textura é extremamente delicada e seu preparo requer um passo a passo seguido à risca. Se você tem bastante paciência e quer se deliciar com esse quitute, não deixe de testar essa receita em casa.


21. Cupcake com jabuticaba: o cupcake é um docinho superversátil, não é mesmo? Pode ser servido como sobremesa ou ainda incrementar a mesa de festas! Aqui, a jabuticaba é usada no recheio e também no chantilly, para dar um toque extra de sabor à cobertura.


Além de ser uma fruta brasileira, a jabuticaba é superversátil, já que pode ser usada no preparo de doces e bebidas! Se você adora usar frutas nos seus pratos, confira também receitas com amora para testar em casa.


O post 21 receitas com jabuticaba que vão mudar seus conceitos culinários apareceu primeiro em Receiteria.

Comentários