57 receitas de batata assada que vão agradar até seu papagaio

Não é difícil perceber que a batata está presente em muitos pratos! Além de ser um ingrediente que todo mundo adora, ela se encaixa perfeitamente em diversas receitas e até acaba sendo a protagonista de muitas delas.


Por ser muito versátil, a batata combina com diversos temperos, recheios, coberturas, cremes e molhos. As formas de preparo também são muitas, mas hoje você precisa conhecer algumas receitas de batata assada!


Receitas cremosas de batata assada


Foto: Reprodução / cozinha vibrante


1. Batata assada com gorgonzola: aqui, o queijo gorgonzola cobre as batatas assadas cortadas ao meio. O creme de gorgonzola poder ser feito com creme de leite ou cream cheese misturado ao queijo. As cascas da batata dão um toque crocante ao prato, entrando em contraste com a leveza do creme.


2. Batata assada com manteiga e ervas: essa maravilhosa combinação leva a cremosidade da manteiga às ervas, como salsinha, tomilho e manjericão. Experimente!


3. Batata assada com molho de tomate caseiro: nessa receita, temos a união de dois ingredientes maravilhosos ? tomate e batata. O frescor de um molho de tomate caseiro, que cobre as batatas assadas e temperadas, tornam esse prato excepcional.


4. Batata assada com cream cheese: as batatas, ainda com cascas, levam um recheio maravilhoso de cream cheese temperado. As batatas ficam supercremosas e com sabor delicado.


5. Batata cremosa com queijo e requeijão: um recheio supercremoso – de requeijão, mussarela e presunto – entra em cena na batata, que também é envolvida por uma tira de bacon. Além do preparo ser simples, os ingredientes são fáceis de encontrar!


6. Batata assada com creme de escarola: quem diria que essa combinação pudesse funcionar? O creme de escarola combina perfeitamente com a batata assada. Aqui, o toque de chefe fica por conta da noz moscada que tempera o creme!


7. Batata assada com molho cremoso de coentro: a batata doce e a batata baroa se unem ao creme de coentro, que também leva castanha de caju. Funciona muito como aperitivo e o contraste dos sabores é inconfundível.


8. Batata assada em palitos com molho de alho e gergelim: essa receita é vegana e leva tomilho, gergelim e grão de bico no molho. As batatas, em formato palito, vão direto ao forno.


Receitas de batata assada com queijo


Foto: Reprodução / marola com carambola


9. Batata assada com parmesão: o parmesão faz muito sucesso nesta receita, em que as batatas assadas em rodelas são temperadas com tomilho e alecrim. Se possível, use o queijo parmesão ralado fresco.


10. Batata assada com queijo ralado: escolha o queijo de sua preferência e potencialize essa receita, que leva batatas assadas e descascadas para o forno. Simples e rápida, também leva manteiga para gratinar e dourar.


11. Batata doce assada com gorgonzola: ainda que seja uma receita simples, o contraste da batata doce com o queijo gorgonzola é notável. A batata doce é preparada com as cascas e cortada em lâminas e o queijo deve ser usado para polvilhá-la.


12. Batata assada com queijo e salsa: prepare as batatas com as cascas e cortadas em cubos. Muita salsa, queijo parmesão e pimenta-calabresa temperam as batatas, que devem ser espalhados em uma forma e levadas ao forno.


13. Batata gratinada com presunto e queijo: para fazer esse prato delicioso, primeiro você precisa ralar o presunto e o queijo e descascar as batatas. Em rodelas, elas serão temperadas e levadas ao forno com o restante dos ingredientes.


14. Batata assada com parmesão e especiarias: o sabor do alecrim, do tomilho e do orégano tomam conta desse maravilhoso prato, onde as batatas são descascadas e cortadas em formato palito, para depois receberem também o queijo parmesão.


15. Batata assada com creme de queijo: o creme feito com queijo parmesão vem cobrir as batatas cortadas em rodelas, antes de serem levadas ao forno. O creme leva amido de milho e leite em sua composição!


16. Batata assada gratinada com creme e queijo: a camada de queijo parmesão tem um toque crocante e entra em contraste com a cremosidade das batatas. Elas são cortadas em rodelas e temperadas com noz-moscada!


Receitas de batata assada rústica


Foto: Reprodução / tempero alternativo


17. Batata rústica simples: essa receita é supersimples! As batatas são cortadas em pedaços grandes e você não deve descascá-las, depois, tempere com muito alecrim e azeite.


18. Batata assada com pimentão e calabresa: o estilo rústico de preparar as batatas ainda com a casca ganha, aqui, um toque de sabor com fatias de calabresa, bacon e pimentões vermelho e amarelo.


19. Batata doce rústica: com as cascas e cortadas em formato palito, as batatas doce levam muito azeite e alecrim nessa receita. O toque final fica por conta do alho e da pimenta-do-reino!


20. Batata rústica apimentada: a pimenta-do-reino e a pimenta-calabresa são responsáveis pelo sabor da batata, que também não deve ser descascada e precisa ser cortada em pedaços grandes.


21. Batata assada com cenoura e alecrim: a ideia aqui é utilizar a batata rosa com as cascas na receita. Leva alecrim, cenoura, cebolinha e páprica picante para incrementar e pimenta preta para dar um toque final de sabor.


22. Batata assada com abóbora e vagem: além das batatas, a abóbora também mantem a casca e tem seu sabor incrementado por uma mistura de cebola, vagem e salsinha desidratada! Experimente!


Receitas de batata assada bem temperada


Foto: Reprodução / gordelícias


23. Batata assada com limão siciliano: aqui, as batatas Asterix são cobertas com azeite, alecrim e fatias de limão siciliano. Tudo isso é levado ao forno e o resultado é um sabor cítrico e harmônico!


24. Batata assada picante: essas batatas são temperadas com azeite, alho, pimenta-calabresa, gengibre, curry e cheiro-verde, e assadas com papel alumínios. É uma receita rápida e que tem um aroma incrível.


25. Batata assada duas vezes: nessa receita, as batatas são levadas duas vezes ao forno para garantir a maciez por dentro e o aspecto crocante por fora. Ervas e queijos são responsáveis pelo tempero e pelo recheio.


26. Batata assada com mix de ervas: aqui, as batatas, que são descascadas e cortadas em formato palito, levam manjericão, azeite e um mix de ervas. Você precisa experimentar!


27. Batata assada com alecrim e flor de sal: as batatas, aqui, são cortadas em pedaços pequenos e sem as cascas. A flor de sal e o alecrim dão conta do sabor no tempero do prato.


28. Batata assada com alho: sem as cascas e cortadas em pedaços grandes, essas batatas são assadas juntamente com os dentes de alho. O restante do tempero fica por conta de ervas provençais e alecrim.


29. Batata doce assada com alecrim e alho: as batatas são temperadas com sal e pimenta-do-reino e levadas ao forno com as cascas. O alecrim e o alho dão o toque final de sabor junto com o azeite!


30. Batata assada ao chimichurri: aprenda a preparar batatas monalisas pequenas, cortadas em pedaços, temperadas com chimichurri e azeite e levadas ao forno no papel alumínio.


31. Batata assada com sálvia e alho: essa receita leva batatas pequenas inteiras ao forno, ainda com as cascas, com dentes de alho e folhas de sálvia. Cuidado, pois elas precisam ser viradas de tempos e tempos para ficarem macias por dentro e crocantes por fora.


32. Batata assada ao curry: aqui, as batatas são cortadas em pedaços grandes e vão ao forno com as cascas. O toque de sabor fica por conta do curry e da pimenta-do-reino!


Receitas de batata assada recheada


Foto: Reprodução / panelaterapia


33. Batata assada e recheada: o recheio dessas batatas é feito com requeijão, queijo parmesão e pimenta-do-reino. Lascas de bacon polvilham o recheio da batata, que deve ser assada em papel alumínio.


34. Batata recheada com grão de bico: é uma receita leve, feita com batatas inglesas, grão de bico e tomates sem as peles. As cascas são mantidas para segurar o recheio. Essa é uma opção mais leve e light!


35. Batata assada com recheio de creme de frango: aqui, batatas cortadas ao meio levam um recheio de frango desfiado com queijo cottage e creme de ricota, temperados com tomilho e alecrim e parmesão para gratinar.


36. Batata assada recheada com bacon: todo mundo ama batata e todo mundo ama bacon! Então, por que não juntar essas duas delícias em uma só receita? Aprenda a preparar uma deliciosa batata assada recheada com bacon!


37. Batata doce recheada com cebola: o recheio dessa batata é feito com cebolas, cebolinha, farinha panko e alguns outros temperos simples como sal e pimenta. Anote os ingredientes com cuidado e mãos a obra!


38. Batata assada recheada com carne seca: a carne seca deve ser temperada com cebola e ervas antes de ser misturada com creme de leite. Ao final, lascas de queijo completam o sabor do prato!


39. Batata assada com shimeji e requeijão: primeiro, o shimeji é feito na manteiga, com alho e shoyu. Depois, a batata é assada inteira, com a casca, e envolta em papel alumínio. Por último, sua polpa é retirada para dar lugar a um creme de requeijão com o shimeji.


Receitas de batata assada gourmet


Foto: Reprodução / cozinha legal


40. Batata assada com alho e azeite e oliva: após cozidas ainda com cascas, as batatas bolinhas são amassadas, cobertas com lascas de alho e regadas ao azeite, indo direto para o forno.


41. Batata assada em palitos: aqui, as batatas são cortadas em formato palito e cobertas com pimenta, salsinha e orégano. Rodelas de cebola dão um toque final ao prato!


42. Batata assada laminada a moda sueca: os ingredientes principais dessa receita são batata, alecrim, manteiga e azeite. Faça pequenos furinhos nas batatas para que elas conseguiam absorver bem o tempero!


43. Batata assada com alecrim: as batatas são cortadas em rodelas e levam o pimenta-do-reino e alecrim no tempero. Asse-as em em papel alumínio para conservar o sabor e a maciez!


44. Batata assada com páprica, alecrim e ketchup caseiro: as batatas são assadas com a casca e regadas com azeite e páprica. O molho fica por conta de um ketchup caseiro, feito com tomates frescos, pimenta e açúcar mascavo.


45. Batata assada com cerveja: aprenda a fazer batatas bolinhas banhadas na cerveja e temperadas com ramos de alecrim e com azeite. Certifique-se de levá-las ao forno com pequenos buraquinhos para que a cerveja adentre a polpa das batatas.


46. Batata Doce assada com gengibre: as batatas doces são assadas em cubos, sem as cascas, cobertas com pimenta-do-reino, alho em pó e cúrcuma, e regadas com suco de limão.


47. Batata hasselback com azeite e alecrim: a batata hasselback é bem parecida com a sueca, mas leva um tempero mais leve feito com alecrim e azeite. Confira!


48. Batata assada com abóbora: aqui, a batata rosa é assada junto com a abóbora e ambas são temperadas com alho-poró e cebolinha. A páprica e a pimenta-preta dão um toque final de sabor.


49. Batata assada com abobrinha e tomate: as batatas, ainda com as cascas, são assadas com tomates-cereja e rodelas de abobrinha. Tempere-as com suas ervas preferidas e regue-as no azeite!


Receitas de batata assada especiais


Foto: Reprodução / cozinha dal bo


50. Batata ?frita? assada: corte as batatas em formato palito, tempere-as com sal e pimenta-do-reino e leve-as para assar. No forno, elas devem ficar com aspecto de batata frita!


51. Batata assada crocante: aqui, as batatas são empanadas em uma farinha de trigo temperada com ervas e queijo parmesão e, depois, são assadas no papel alumínio com azeite. Curry e páprica podem ser adicionados ao tempero!


52. Batata frita assada em rodelas: as batatas devem ser cortadas em rodelas e temperadas com alho em pó, tomilho, páprica e orégano. A casca do tubérculo é mantida nesta receita!


53. Batata assada amassada: primeiramente, as batatas são cozidas e, depois, amassadas com a casca. Aqui, elas levam um molho de abacate com limão, maionese e alho que deve ser adicionado só depois que elas forem assadas.


54. Batata assada ao murro: muito parecida com a receita acima. Aqui, o diferencial está no sabor especial dado pelas lascas de alho e pelo alecrim. Além disso, a batata também deve ser regada ao azeite.


55. Chips de batata doce assada: aqui, a batata doce é cortada em fatias e temperada com muita páprica. As fatias devem ser bem finas e firmes, para dar o efeito chips, e devem ser assadas sob o papel manteiga.


56. Nhoque de batata doce assada: alecrim e sálvia são usados para temperar a batata doce. Antes de montar o nhoque, é preciso cozinhar a batata. Depois disso, monte e leve ao forno!


57. Batata assada com bacon: nessa receita, as batatas são cortadas em fatias, cobertas com bacon e queijo e levadas ao forno. A cebolinha verde dá um toque de frescor ao prato, para finalizar.


A batata é muito mais que um acompanhamento e pode ser preparada de tantas formas diferentes que é difícil não encontrar alguma que te agrade! Confira também receitas de batata souté e de salada de batata para fazer em casa.


O post 57 receitas de batata assada que vão agradar até seu papagaio apareceu primeiro em Receiteria.

Comentários