Biscoito de Goiabada

Receita Biscoito de Goiabada


Receita Biscoito de Goiabada


Delícia em forma de biscoitinho!


Ah vai, confessa  logo que sua boca encheu de água quando viu essa foto maravilhosa que passa exatamente a testura desse biscoitinho e faz a gente imaginar o sabor sem igual da goiabada nele.


Quem é que não curte um biscoitinho gente?


Olha desde muito muito tempo atrás surgiram as idéias de cozinhar biscoito. No início os antigos roíam nos dentes os grãos crus o que formava na boca uma espécie de massinha por conta da saliva, dai surgiu a ideia de triturar esses grãos entre pedras e jogar água, depois secar no fogo formando uma massa seca e dura. Claro que ficava uma massaroca né gente? mas tudo tem que começar de alguma forma.


Os egípcios espertinhos modelaram essa massa em formato redondo, de bolacha mesmo e serviam com mel. Essa era uma forma de gentileza entre os nobres. Só que quem sempre fazia a iguaria eram os escravos. Um escravo que cozinhasse bolachas era um escravo diferenciado, e vendido ou tomado a força como peça de luxo.


O biscoito foi a saída perfeita para viajantes que necessitavam de alimento para ser consumido durante as viagens, então o pão era cozido duas vezes para conservar,  ficava duro e virava praticamente um biscoito. Esse tipo de pão era usado por viajantes e também  na guerra para alimentar soldados.


A Europa como sempre deu o pontapé inicial para começar a melhorar a massaroca, acrescentou chocolate e chá, hum…espertinha, melhorou demais o sabor. Só que os biscoitos viraram febre e uma fonte de renda certa  para as municipalidades que  começaram a procurar um meio barato e rentável para sua confecção . Começa ai a industrialização do biscoito.


A Inglaterra se destacou com a produção dos biscoitos que tinham variados sabores, e começou a exportar para suas colônias. Rapidamente esses biscoitos chegaram nos Estados Unidos que se tornou um dos maiores consumidores dos biscoitos para café e chá feito pelo ingleses.


Só que os Estados Unidos viram que a Inglaterra estava crescendo economicamente essa área e tratou logo de adquirir os equipamentos para confecção dos biscoitos, e assim se tornaram uma potência no mercado, o que enfraqueceu o mercado de importação dos biscoitos ingleses. Só pra fechar com chave de ouro essa goleada dos EUA, eles trocaram o nome de biscuit para cookies. Que maravilha!


Hoje em dia em todo país as indústrias de biscoito são peças-chave para o mercado, sempre de forma rentável.


Dai nos temos biscoitos para todos os gostos, doces, salgados… E não poderia falta o destaque para esse brasileiríssimo Biscoito de Goiaba.


Então vamos lá!


Receita Biscoito de Goiabada


Ingredientes:



  • 390 gramas de farinha de trigo

  • 120 gramas de açúcar

  • 160 gramas de manteiga (em temperatura ambiente)

  • 2 ovos

  • 1 colher de café de essência de baunilha

  • goiaba para recheio


 


Modo de Preparo:



  1. Pegue a farinha de trigo e misture com a manteiga usando as mãos para facilitar, até que formem uma espécie de farofa

  2. Numa vasilha em separado coloque os ovos, o açúcar e a baunilha e mistue

  3. Jogue essa mistura na farofinha de massa que você criou

  4. Mistura tudo bem devagar mas não precisa sovar.

  5. Quando tudo estiver bem misturado, você junta na massa num formato de uma bola, cobre com papel filme e leva para geladeira por 30 minutos

  6. Enquanto a massa estiver na geladeira, aproveite e corte a goiabada em formato de palito. Use uma goiabada mais firme para que na hora do cozimento ela não se dissolva (eu usei a goiabada cascão)

  7. Passado os 30 minutos retire a massa da geladeira, e abra com um rolo. Com o auxílio de um copo ou de um cortador corte a nassa em rodelas redondas. Retire o excesso que fica nas laterais e coloque no meio de cada rodela de massa, um pedaço de goiabada.

  8. Feche bem com as pontas dos dedos para que não abram quando estiverem no forno.

  9. Use uma forma anti-aderente ou uma assadeira forrada com papel manteiga. Caso não tenha nenhuma das opções anteriores você pode untar com manteiga a assadeira(levemente porque o biscoitinho já tem manteiga) e enfarinhar por cima.

  10. Pré-aqueça seu forno por 10 minutos a 180 graus antes de colocar os biscoitinhos para cozer

  11. Cozinhe por 20 minutos ou até ver que dourou a parte debaixo dele.


 


Agora é só servir!! Ahhh nos conta por favor  quando fizer. Posta para a gente ver com a #receitasdamargot que a gente vai amar ver como ficaram os seus.


Produção e fotografia:Wagner Soares


 


Receita Biscoito de Goiabada


Receita Biscoito de Goiabada

Comentários