BOLO DE BANANA

O bolo de banana, mais conhecido nos Estados Unidos como banana bread – que traduzindo seria pão de banana, é delicioso e fácil de preparar.


Apesar de ser chamado de pão, a fermentação é feita com fermento químico, portanto, tecnicamente, é um bolo.


Talvez seja chamado de pão pelo formato, pois tradicionalmente é preparado em forma de pão.


Embora seja encontrado facilmente em diversas localidades, é no Hawaii, mais especificamente, na ilha de Maui, que existem os melhores e mais procurados bolos de banana.


Quem se aventurar (eu fui e amei) na Road to Hana, ou seja, estrada para Hana, irá provar o considerado melhor banana bread do planeta.


A estrada, que contorna uma montanha, é cheia de curvas extremas, íngreme e assustadora.


Você é desencorajado a fazer esta viagem por quase todo mundo, inclusive a maioria das locadoras de veículos não cobrem acidentes nesta estrada.


A viagem é épica, a paisagem deslumbrante, e o destino final – Hana – é uma mini cidade com 1.300 habitantes.


Você imediatamente lembra de Woodstock, é quase uma viagem no tempo.


 


banana-bread-01


E para completar um passeio fantástico o melhor pão de banana, quentinho, você pega no começo da estrada e não dura mais do que 6 ou 7 curvas…irresistível.


Uma placa verde anuncia o que vem pela frente.


 


banana-bread-02


E não espere nada sofisticado, mas o atendimento e o bolo são insuperáveis.


Tudo preparado artesanalmente, no local, com ingredientes locais.


 


banana-bread-03


Aberto 7 dias por semana, das 9 às 17:30hs, faça chuva ou faça sol.


Aliás, com toda certeza, no mesmo dia vai ter chuva e vai ter sol, especialmente nesta estrada.


O clima tropical garante mudanças de temperatura e de vegetação, a cada curva.


Claro que eu tive que parar e entrar na cozinha para ver detalhes da produção.


 


banana-bread-06


 


Este é o original. Eu consegui uma receita, não sei se exatamente a mesma, mas ficou muito parecido.


Eu sei que utilizam óleo vegetal, mas eu preferi usar azeite de oliva – acho mais saudável e muito mais saboroso.


Mas você pode é claro, usar o de sua preferência.


Eu já vi, inclusive, várias receitas que utilizam gordura vegetal – que eu não recomendo de jeito nenhum.


A melhor banana para esta receita é a banana nanica, mas pode fazer também com banana prata – eu já fiz e ficou muito boa.


A banana deve estar bem madura para um bom resultado.


A banana aqui do Brasil é, na minha ipinião, mais saborosa do que a do Hawaii.


 


turbinado


O açúcar utilizado lá é o turbinado sugar, como não temos por aqui, usei o demerara. Caso prefira use açúcar mascavo ou cristal.


Uma delícia para o café da manhã ou chá da tarde, além de ser ótimo para mandar na lancheira das crianças.


 



INGREDIENTES



  • 210 gr. de farinha

  • 1 colher de chá de bicarbonato

  • 1 colher de chá de fermento em pó

  • 1/2 colher de chá de sal

  • 2 bananas grandes ou 3 pequenas

  • 300 gr. de açúcar demerara

  • 180 ml. de azeite de oliva extra virgem

  • 3 ovos em temperatura ambiente

  • 1 colher de sopa de baunilha


MODO DE PREPARO



  • pré aqueça o forno à 170 graus

  • unte um forma de pão de 30 x 12cm

  • peneire juntos a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal

  • corte e banana em rodelas e amasse bem

  • junte o açúcar e bata

  • junte o azeite e bata bem

  • junte os ovos 1 a 1 batendo bem entre cada adição

  • por fim junte a baunilha

  • adicione os secos aos poucos, misturando bem com uma espátula

  • leve ao forno por aproximadamente 1 hora

  • deixe esfriar sobre uma grade um pouco e desenforme


 


 


 


 

Comentários