Croque Monsieur

O cheiro bom invade a casa!


Croque Monsieur


Receita Croque Monsieur


Pode ser dia, pode ser noite, esse sanduíche acompanha bem um café ou um chá, claro que não vou deixar de lado os que preferem como lanche acompanhado de sucos ou refrigerantes. Esse é um francês que se adapta bem às nossas vontades.


Sim, o Croque Monsieur é um francês legítimo, nascido em um bistrô. Alguns historiadores tentam confundir sua origem alegando que na Austrália, nômades aborígenes prensavam a carne entre dois blocos de massa de trigo, e colocavam no topo do fogo de uma madeira, para isso haviam criado como se fosse um grande clipe feito de madeira e ferro, olha que inteligentes, já sabiam como gourmetizar um sanduíche.


Tem a versão de que sua origem está na Inglaterra,  e é entre as antigas receitas que  podemos encontrar a receita-mãe digamos assim do Croque Monsieur  que é a receita de um sanduíche chamado Welsh Rarebit  que leva o queijo e também é feito no forno. A diferença dele para o  Croque Monsieur é que a versão francesa desse sanduíche leva presunto.


Existe uma versão meio macabra sobre o dono de um bistrô chamado ?Le Bel Age?, Michel Lunarca, detentor de uma reputação ligada a instintos canibais que havia criado para o seu cardápio um sanduíche  novo a base de pão de forma, queijo e carne. Um dia um  cliente pergunta a ele qual era a carne usada no delicioso sanduíche. Michel respondeu de forma sarcástica em francês: ?de la viande de monsieur!? que significa “carne de um senhor”. Que horror ne? eu sairia correndo kkkkkk.  A partir de então ficaria instituído o nome do Croque Monsieur.


O que importa é que todo café parisiense que se preze tem que ter o Croque Monsieur em seu cardápio, e não só ele, existe sim o seu “sanduíche-par” que foi criado para atender as mulheres que é o Croque Madame, que é a versão idêntica do Croque Monsieur só que leva um ovo, frito ou no estilo ovo a cavalo, bem em cima do sanduíche.


Outros estilos de croque são criados a partir do Croque Monsieur, com a retirada do presunto e entrada do salmão virando croque de La Mer ,Croque Montagnard com carne de Grisons de gosto muito salgado, Croque de Sauce aonde são experimentados com molhos, Croque à l?italienne com a substituição do presunto pelo presunto de Parma, enfim…coisas que só a França nos proporciona.


Masssssss, enquanto não vamos à Paris experimentar de perto essa gostosura, que tal fazer em casa esse Croque Monsieur cheinho de molho bechamel?


Então vamos lá?


Ingredientes para molho bechamel:



  • 25 gramas de manteiga

  • 25 gramas de farinha de trigo

  • 500ml de leite

  • nozmoscada

  • sal

  • bolinhas de manteiga


Modo de fazer:



  1. Derreta a manteiga no fogo e misture com a farinha (chamamos de ROUX)

  2. Assim que começar a borbulhar retire do fogo e acrescente o leite que deverá estar quente

  3. coloque novamente em  fogo médio e vá mexendo. Assim que ferver, baixe o fogo e mexa por uns 15 minutos até começar a ficar grossinho

  4. joque ou rale um pouco de noz-moscada

  5. Coloque uma pitada de sal

  6. retire do fogo

  7. passe numa peneira e coloque numa vasilha, por cima coloque as bolinhas de manteiga ou pedacinhos de manteiga gelada

  8. Cubra com papel filme e leve para gelar até a hora de usar


Ingredientes para montagem do sanduíche:



  • Pão de forma

  • 50 gramas de manteiga ou mostarda (usei manteiga)

  • Presunto Royale mas pode usar o comun

  • 200 gramas de queijo Gruyerè


Modo de preparo:



  1. Rale o queijo Gruyerè

  2. Pegue fatias de pão de forma passe bem manteiga

  3. Coloque bem  queijo gruyerè

  4. Acrescente as fatias de presunto (usei duas)

  5. feche o sanduíche e coloque em cima o molho bechamel com uma boa quantidade

  6. e jogue mais queijo gruyerè para grelhar

  7. Leve ao forno em fogo alto até derreter o queijo e ter uma aparência tostadinha


Agora fica por sua conta e risco a forma como vai apreciar o sabor dessa maravilha!! Só por favor lembra de postar e colocar a #receitasdamargot para a gente comentar e ver como ficou o seu Croque Monsieur


Produção e fotografia:Wagner Soares


Croque Monsieur Receita

Comentários