Muffin de Banana

Café ou chocolate please!!!


Receita Muffin de Banana


Receita Muffin de Banana


Imagine você poder aproveitar as bananas maduras da fruteira e transformar nessa delícia de muffin de banana?


Todo bolo já tem seu direito a destaque mas quando o assunto é o sabor aí merece holofotes, pela qualidade e versatilidade, combo das inúmeras combinações perfeitas, prazer eu sou o Muffin!


Um mini bolinho que nasceu sem pretensões mas sabia o seu valor, e foi no Reino Unido que ele surgiu lá por meados dos séculos X e XI , para ser usado como pão dai seu nome original Moufflet que em francês significa pão macio. Eram feitos de massa fermentada e de forma amassada, assados em grandes bandejas e servidos com chá e geleia.


Uma cena típica da época eram os cozinheiros ingleses saírem pelas ruas bem na hora do famoso chá da tarde, oferecendo seu muffin em bandejas para quem quisesse usufruir dessa gostosura em casa, para isso tocavam sinos avisando que estavam passando e desse jeito a venda era certa. Até hoje o Muffin é vendido assim na Inglaterra, não com sininhos na rua mas com o mesmo sabor da massa.


Mas os americanos não iam ficar de fora né ? claro que também criaram o seu próprio muffin por meados de 1950, só que com receita e aparência diferenciada. Redondinhos, massa rápida de fazer, macios e muito versáteis. Assim nasceu o Muffin que todo mundo conhece.
Nos EUA eles se tornaram o xodó, tem em todo lugar mas há lugares onde a tradição do muffin é própria do local, tipo Nova York se consagra por seu muffin de maçã , Minnesota o muffin de blueberry e Massachusetts o de milho. Quando viajar por esses lugares lembre sempre de parar para degustar o do local, com certeza vai ficar na sua memória.


O muffin e o cupcake se parecem na sua praticidade de cozimento, a diferença está na decoração exuberante que os cupcakes exigem, sempre muito volumosas e decorativas. O muffin é criado com os mais diferentes sabores e até existe muffin salgado…ô bolinho pra combinar com tudo!


Sua massa é leve composta de leite, farinha, ovos, fermento e açúcar que pode ser o mascavo e para que fique mais leve incluímos também o iogurte natural, que varia da opção de cada chef ou cada um que vá cozinhar o muffin, bem como o seu recheio com frutas (escolhemos fazer o muffin de banana) chocolate, geléias, etc…


E ó o muffin pode ser feito na mão mesmo, mas se preferir pode usar a batedeira ou liquidificador mas é uma massa tão fácil que você vai fazer em minutinhos. Tenta logo esse Muffin de Banana que você vai saber do que estamos falando:


Então vamos lá!


Ingredientes:



  • 4 bananas maduras

  • 90 gramas de manteiga derretida

  • 1 ovo

  • 170 gramas de açúcar

  • 1 colher de chá de fermento

  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

  • 1 colher de sopa de leite

  • 1 colher de chá de essência de baunilha

  • 1 barra de chocolate ao seu gosto pode ser chocolate branco se preferir


Modo de preparo



  1. Amasse as bananas com garfo,  depois de amassadas coloque o açúcar, a baunilha, a manteiga derretida, acrescente o  ovo

  2.  Misture tudo e separe.

  3. Peneire a farinha de trigo e o fermento. Junte esses ingredientes secos à massa

  4. Continue misturando bem só que devagar, e adicione a colher de leite

  5. Corte em pequenos pedaços a barra de chocolate e misture também na massa

  6. Unte uma forma de cupcakes com manteiga e farinha de trigo ou  coloque as forminhas de papel para cupcake, o que for mais prático para você

  7. Aqueça o forno 10 minutos antes de levar para assar.

  8. Asse por 20 minutinhos


O cheiro desse Muffin de banana toma conta da casa, você não faz idéia.


Faz muito rápido, essa receita é deliciosa e prática. Posta nas redes sociais com a #receitasdamargot  para que a gente possa ver e comentar


Produção e fotografia:Wagner Soares


 


Receita Muffin de Banana


 

Comentários