Pudim de Leite Condensado

Impossível não desejar!


Receita Pudim de Leite Condensado


Pudim de Leite Condensado


Um pouco sobre o Pudim de Leite Condensado


Eu não conheço um único ser na face da terra que não adore um pudim. É uma sobremesa prá lá de conhecida, faz parte de quase todos os cardápios e acredito que seja a maioria dos pedidos de clientes em restaurantes. E não importa se o restaurante é grande ou pequeno, o pudim vai estar no menu e vai ser sempre desejado.


E vocês nem imaginam que o Pudim nasceu de uma receita para priscos (que é uma freguesia portuguesa da cidade de Braga) feita por um abade português que continha até toucinho, imaginem, e ele não contava os ingredientes para ninguém, nem que fosse o melhor amigo. Mas como tudo que é maravilhoso veio a público, e todo mundo queria provar. Então o abade fez uma competição, tipo masterchef amador, sabe como é? Nela os participantes deveriam confeccionar receitas que se assemelhassem ou quem sabe até se igualassem ao famoso pudim.


Inúmeros foram os candidatos que se aventuraram, e digo mais se aproximaram da receita só que nenhuma ficou igual mas deu para dar uma ideia de como poderia se fazer e continuar tentando.


E foi assim, até o dia da morte do abade que não podia levar para o túmulo uma delícia dessas em segredo. Então revelou-se a receita do Pudim mais misterioso do mundo: o Pudim de Prisco que levava gemas (como bom doce português), açúcar, água e o toucinho de porco. O abade levava tudo isso para um tachão, colocava meio litro de água e deixava ferver, depois tacava meio quilo de açúcar, pau de canela, , limão (uma casca) e toucinho de porco, mais ou menos umas cinquenta gramas. Depois batia 15 gemas misturava tudo e acrescentava Vinho do Porto. Depois levava a mistura para uma forma devidamente caramelizada para cozimento por 30 minutos, depois era só esperar esfriar e servir a maravilha.


Que me desculpe o Sr. Abade mas para o meu gosto eu passo, toucinho de porco…


Por outro lado muito obrigada Sr. Abade por ter inventado essa maravilha, que veio se expandindo mundo a dentro e sendo feita de diversas maneiras. O nosso destaque vai para  o espetáculo do Pudim de Leite Condensado que não ia agradar ao abade mas que agrada a milhões de brasileiros.


Sem mais delongas a receita do Pudim de Leite Condensado.


Então vamos lá!
Pudim de Leite Condensado


Receita Pudim de Leite Condensado


Receita Pudim de Leite Condensado


Ingredientes para a calda:



  • 2/3 de xícara de chá de açúcar

  • 1/3 de xícara de chá de água


Modo de preparo:



  1. Numa panela acrescente o açúcar e a água em temperatura ambiente. Deixe em fogo baixo até ferver, isso leva de 10 a 15 minutos, até todo o açúcar ter se derretido e ficar cor de caramelo clarinho. Não deixe passar muito e ficar escuro porque ele amarga.

  2. Pegue com cuidado e coloque o caramelo numa forma de pudim, jogando com cuidado para não se queimar. E com a ajuda de uma colher espalhe o caramelo pelas paredes da forma.

  3. Deixe esfriar


Ingredientes para a massa:



  • 2 latas de leite condensado

  • 1 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida)

  • 4 ovos

  • 1 colher de café de essência de baunilha


Modo de Preparo:



  1. Bata no liquidificador ou mixer todos os ingredientes

  2. Jogue essa mistura dentro da forma caramelizada

  3. Cubra a forma com papel alumínio protegendo essa mistura porque vamos levar ao forno em banho-maria, ou seja, veja um recipiente que seja maior que sua forma de pudim para que a forma caiba nele, pode ser um tabuleiro com bordas altas ou qualquer outro que você possa acrescentar água (que já deve estar previamente aquecida), para que seu pudim cozinhe dentro desse banho-maria.

  4. O tempo de cozimento varia muito de forno para forno, mas o ideal é após meia hora de cozimento você levantar o papel alumínio e ver se o pudim ainda está muito mole. Vá acompanhando o cozimento, até perceber que se dedo não afunda mais na massa, e as bordas estarem com um tom douradinho.

  5. Dicas: caso queira pudim com furinhos é só bater bastante no liquidificador e realizar o cozimento em temperatura bem altas, assim como colocar a água bem quente para fazer o banho-maria.


Pudim de Leite Condensado


Você deve estar se perguntando : por que eu ainda não fiz o Pudim de Leite Condensado? uma receita tão fácil…


Faz hoje, posta nas redes sociais e nos marca com a #receitasdamargot para a gente ver e comentar.


Produção e fotografia: Wagner Soares


 

Comentários