Risoto Caprese


Esse risoto é uma opção prática e deliciosa. Como a base dele é o tomate eu não uso vinho para não ficar ácido demais, mas você pode usar se quiser. A primeira coisa a fazer é providenciar o caldo. Você pode dissolver 1 tablete de caldo de legumes em 1 litro de água ou preparar o seu próprio caldo. Vamos anotar os ingredientes?

Ingredientes do Caldo Caseiro:
?1 cebola sem casca cortada em 4;
2 talos e ramos de salsão;
3 folhas de louro;
3 dentes de alho descascados;
10 grãos de pimenta-do-reino;
1 buquê de salsinha ou as ervas da sua preferência;
3 litros de água.

Modo de Preparo do Caldo:
Leve todos os ingredientes em fogo baixo até o líquido reduzir pela metade. Coe e utilize o caldo em seus pratos.

Agora vamos iniciar o risoto. Para esta receita 1 litro do caldo é suficiente, provavelmente sobre um pouco (você pode guardar na geladeira por 1 semana ou congelar por 3 meses).

?Ingredientes do Risoto:
3 col. (sopa) de azeite;
½ cebola picada;
1 xíc. (chá) de arroz para risoto;
1 xíc. (chá) de polpa de tomate ou tomate pelado em cubos;
1 col. (chá) de orégano seco;
½ col. (chá) de páprica defumada (opcional);
1 litro de caldo de legumes fervente;
1 xíc. (chá) de muçarela de búfala em bolinhas;
½ xíc. (chá) de parmesão ralado;
Sal, pimenta-do-reino e manjericão a gosto.

Modo de Preparo do Risoto:
Mantenha o caldo de legumes fervendo enquanto estiver preparando o risoto.
Refogue a cebola no azeite até ficar transparente. Junte o arroz e misture bem. Acrescente a polpa de tomate, a páprica, o orégano e uma concha do caldo que deve estar fervendo. Mexa até o líquido quase sumir. Acrescente mais uma concha e repita esse procedimento até o arroz estar cozido porém ?al dente?.
Junte o parmesão, acerte o sal e acrescente pimenta-do-reino.

Eu vou deixar duas sugestões para vocês servirem esse prato: a primeira seria em porções individuais. Minha sugestão é acrescentar o manjericão e a muçarela na finalização, em cada prato.

Outra sugestão seria servir na própria panela. Para isso, depois do risoto pronto, coloque as bolinhas de muçarela e as folhas de manjericão por cima. Claro que para isso você precisa de uma panela linda como essa Risoteira de inox.

Além desta panela ser perfeita para essa receita (e linda né gente? <3), ela tem 3 camadas no fundo e em função disto ela cozinha o alimento de maneira uniforme e mantém o risoto quentinho por mais tempo.

A tampa de vidro pode ser mantida na panela até a hora de servir e o mais legal é que essa tampa se encaixa na borda da risoteira e o vapor acumulado escorre dentro da própria panela. Chega de ficar molhando a toalha da mesa! Não é o máximo?

Bons pratos precisam de bons ingredientes e bons utensílios, com essa combinação não tem receita que dê errado! ??Por falar em bons utensílios, está rolando uma promoção muito legal para panelas de inox. É só acessar clicando aqui para saber de todos os detalhes!

The post Risoto Caprese appeared first on Panelaterapia.

Comentários