BISCOITOS CRAQUELADOS DE AMENDOAS

Receita da Dorie Greenspan, famosa confeiteira americana que morou muitos anos na França, estes cookies são tão fáceis de fazer que eu tinha minhas dúvidas que ficariam bons.


Resolvi testar e o resultado foi incrível, tanto pela facilidade como pelo sabor leve e textura crocante.


É uma receita sem glúten e sem lactose, perfeita também para dietas com restrições.


Ótima para servir os convidados ou presentear.


Eu particularmente adoro amendoas, tanto na confeitaria como em pratos salgados.


O sabor é delicado e inconfundível.


É fácil de encontrar e vem em diferentes versões.


biscoitos de amendoas


Nesta receita vamos utilizar amendoas laminadas.


Eu também aumentei um pouco a quantidade de amendoas e açúcar da receita original.


Consegui uma textura melhor, talvez tenha sido o tamanho do ovo.


Eu usei o extra grande – como sempre uso em todas as receitas.


A receita original leva apenas 3 ingredientes e fica excelente.


Mas eu não resisti e acabei acrescentando mais umas coisinhas…


Primeiro eu utilizei 5 gotas (literalmente) de essencia natural de amendoas.


Não sei se é muito fácil encontrar por aqui, eu trouxe de fora.


Não é essencial mas eu achei que acentuou o sabor da amendoa.


Caso você não tenha a natural, sugiro usar baunilha ou nada.


Outro ingrediente que nunca falta nas minhas receitas é o sal.


Neste caso eu coloquei um pouquinho de flor de sal em cima de cada cookie antes de levar ao forno.


Você pode colocar uma pitada de sal marinho junto com o açúcar se preferir.


Mas a receita original francesa leva apenas açúcar, amendoas laminadas e 1 ovo.


Antes de prepapar a massa prepare uma assadeira – forre o fundo com um tapete de silicone ou papel manteiga, ou então unte bem com desmoldante.


A temperatura do forno é bem importante – 170 graus.


Pré aqueça durante 20 minutos.


Em seguida prepare a massa.


IMG_3324


Coloque o ovo com o açúcar em uma tigela.


 


IMG_7770


Bata bem com um fouet até espumar. Junte a essencia e o sal se for utilizar.


 


IMG_3870


Coloque as amendoas.


 


IMG_3258


Misture bem com uma espátula até envolver todas as laminas.


 


IMG_5673 2


Coloque porções de aproximadamente 2 colheres de chá na assadeira. É bem fácil e ele não espalha.


Polvilhe com a flor de sal se for utilizar.


 


IMG_1000


Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Retire a assadeira e deixe esfriando sobre uma grade por 10 minutos.


 


IMG_0780


Retire com ajuda de uma espátula e deixe esfriar totalmente. Armazene em pote herméticamente tampado por até 5 dias.


Caso não esteja crocante quando for degustar, coloque alguns minutos no forno.


INGREDIENTES



  • 1 ovo extra grande

  • 100 gr. de açúcar

  • 200 gr. de amendoas laminadas

Comentários