domingo, 29 de outubro de 2017

Strogonoff

Receita Strogonoff


Strogonoff - Receitas da Margot


Strogonoff. Aiii que delicia!!!


Levanta o garfo ai quem diz sim para essa delicia de prato culinário? Strogonoff de carne, de camarão, de frango, etc… você cria o seu de acordo com o sabor que desejar, assim é o Strogonoff: versátil, saboroso e muito atraente.


Com esse nome de fonética muito sofisticada e forte ele só poderia ter vindo da Rússia, e são as mais diversas explicações que envolvem essa denominação. Uns acreditam que foi uma família russa com sobrenome  Strogonov que deu origem a receita, ninguém sabe na real quem é o pai da criança dentro da família, não existem registros, mas há suposições de que um dos cozinheiros do conde Pablo  Strogonov  em suas experiências começou a criar uma receita com pedaços de carne que dava os primeiros ares ao Strongoofff, e ele não está sozinho nessa competição pois disputa também com outro membro da família o General Strogonov que protegia um cozinheiro do czar russo chamado Pedro, o Grande, que foi quem deu uma caprichada na receita dessa deliciosinha estrela gastronômica, pois vocês não vão acreditar no que vou contar mas os soldados russos comiam a carne em pedaços guardada em barris com aguardante e sal grosso para conservar…nossa. Deixo aqui um viva para o cozinheiro Pedro em nome de todos os soldados!


Continuando a saga de “quem é o autor?”, temos a opinião da respeitável enciclopédia de culinária Larousse Gastronomique que afirma que nada disso tem haver, e que Strogonoff vem do verbo russo strogat que significar cortar…hum…vai saber né?


Quando a receita do Strogonoff chegou a França,  o chef Thierry Costet que viveu na Rússia durante o século XIX não se interessou muito pela filiação e acrescentou à carne em pedaços a  mostarda , champignons e páprica, remetendo a primeira versão mais aproximada do Strogonoff de hoje em dia. Dai a receita se espalhou, e claro que os americanos não poderiam ficar de fora e deram logo uma americanizada, trocaram rapidinho a páprica pelo Ketchup, ahhhh eu não consigo deixar de aplaudir esses americanos pelo bom gosto e idéia, apesar de eu preferir utilizar uma boa passata de tomates para que esse sabor fique mais apurado com o purê de tomates, e utilizo o ketchup em pequena porção para dar um leve sabor a mais.


Ah vamos deixar de blá blá blá que tá me dando uma fome!!! Vem fazer o Strogonoff ou Estrogonofe…


Então vamos lá fazer essa delícia! Strogonoff!


Receita Strogonoff


Receita Strogonoff


Ingredientes para o Strogonoff:



  • 600 gramas de carne picada em quadradinhos ou tirinhas (utilizei filé mas pode fazer com alcatra, chá, ou qual desejar, utilizando amaciante de carnes para mais maciez)

  • 1 lata de creme de leite

  • 1 vidro  de Champignons fatiados

  • 1 cebola picada

  • 3 colheres de passata de tomate

  • 1 colher de chá de ketchup

  • 2 colheres de azeite de oliva

  • 1 colher de mostarda (opcional, eu não utilizao)

  • 1 pitada pimenta do reino (opcional)

  • sal a gosto (eu uso uma colher de chá de Grill da Maggi para temperar)


 


Receita Strogonoff


Modo de Preparo do Strogonoff:



  1. Em uma panela coloque o azeite de oliva ou a manteiga, junte a carne, a cebola, o sal (ou Grill Maggi) e a pimenta do reino

  2. Deixe a carne dourar mas não muito, ela não precisar cozinhar muito para não endurecer

  3. jogue o creme de leite,  a passata, o ketchup e a mostarda(caso utilize)

  4. Acrescente o champgnion

  5. Sirva acompanhado de arroz e batatinha palha


 


Agora é só correr pro abraço, e tirar uma foto bem bonita, postar e nos marcar com a #receitasdamargot que iremos ficar mega felizes por ver seu prato de Strogonoff


Produção e fotografia: Wagner Soares


 


Receita Strogonoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário